13 maio 2012

FELIZ DIA DAS MÃES !!!!

 

                       image

                          Amor de mãe é pra sempre !

Dicas de Interpretação- 7º / 8º / 9º

Não só os alunos afirmam gratuitamente que a interpretação depende de cada um. Na realidade isto é para fugir a um problema que não é de difícil solução por meio de sofisma (=argumento aparentemente válido, mas, na realidade, não conclusivo, e que supõe má fé por parte de quem o apresenta).

Podemos, tranquilamente, ser bem-sucedidos numa interpretação de texto. Para isso, devemos observar o seguinte:

01. Ler todo o texto, procurando ter uma visão geral do assunto;
02. Se encontrar palavras desconhecidas, não interrompa a leitura, vá até o fim, ininterruptamente;
03. Ler, ler bem, ler profundamente, ou seja, ler o texto pelo menos umas três vezes;
04. Ler com perspicácia, sutileza, malícia nas entrelinhas;
05. Voltar ao texto tantas quantas vezes precisar;
06. Não permitir que prevaleçam suas ideias sobre as do autor;
07. Partir o texto em pedaços (parágrafos, partes) para melhor compreensão;
08. Centralizar cada questão ao pedaço (parágrafo, parte) do texto correspondente;
09. Verificar, com atenção e cuidado, o enunciado de cada questão;
10. Cuidado com os vocábulos: destoa (=diferente de ...), não, correta, incorreta, certa, errada, falsa, verdadeira, exceto, e outras; palavras que aparecem nas perguntas e que, às vezes, dificultam a entender o que se perguntou e o que se pediu;
11. Quando duas alternativas lhe parecem corretas, procurar a mais exata ou a mais completa;
12. Quando o autor apenas sugerir ideia, procurar um fundamento de lógica objetiva;
13. Cuidado com as questões voltadas para dados superficiais;
14. Não se deve procurar a verdade exata dentro daquela resposta, mas a opção que melhor se enquadre no sentido do texto;
15. Às vezes a etimologia ou a semelhança das palavras denuncia a resposta;
16. Procure estabelecer quais foram as opiniões expostas pelo autor, definindo o tema e a mensagem;
17. O autor defende ideias e você deve percebê-las;
18. Os adjuntos adverbiais e os predicativos do sujeito são importantíssimos na interpretação do texto.
Ex.: Ele morreu de fome.
de fome: adjunto adverbial de causa, determina a causa na realização do fato (= morte de "ele").
Ex.: Ele morreu faminto.
faminto: predicativo do sujeito, é o estado em que "ele" se encontrava quando morreu.;
19. As orações coordenadas não têm oração principal, apenas as ideias estão coordenadas entre si;
20. Os adjetivos ligados a um substantivo vão dar a ele maior clareza de expressão, aumentando-lhe ou determinando-lhe o significado.

Nota: Diante do que foi dito, espero que você mude o modo de pensar, pois a interpretação não depende de cada um, mas, sim, do que está escrito. "O que está escrito, escrito está."

FONTE :Eraldo Cunegundes

10 maio 2012

Orações Subordinadas Substantivas- Exercícios

  1. Classifique as orações abaixo em OP, OSSOD, OSSOI, OSSS e OSSA:

a) É importante que você aprenda português.

__________________________________________________________________________

b) Não sei se Teresa virá.

__________________________________________________________________________

c) Gostaria de que todos me apoiassem.

__________________________________________________________________________

d) Só desejo uma coisa: que vivam felizes.

__________________________________________________________________________

e) Quero saber como você chegou aqui.

__________________________________________________________________________

f) Faço apenas um pedido: que você nunca abandone os seus princípios.

_________________________________________________________________________

g) Mariana lembrou-se de que Manoel chegaria mais tarde.

_________________________________________________________________________

h) É necessário que se estabeleça regras nesta empresa.

________________________________________________________________________

i) Paulo José observa que o anti-heroísmo é uma característica forte dos personagens da cultura latino-americana.

__________________________________________________________________________

j) É difícil que ele venha.

__________________________________________________________________________

k) A nova máquina necessitava de que os funcionários supervisionassem mais o trabalho.

________________________________________________________________________

l) Há nas escolas uma norma: que os alunos são respeitados.

________________________________________________________________________


Legenda:

OP: Oração Principal

OSSOD: Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta

OSSOI: Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta

OSSS: Oração Subordinada Substantiva Subjetiva

OSSA: Oração Subordinada Substantiva Apositiva

Fonte : blog do 9º ano

EXERCÍCIOS–SUJEITO–7º Ano

 

 

Identifique e Classifique o Sujeito:

01. Haverá reunião todos os sábados.
02. Além do frio ventava demais.
03. São Paulo está ensolarado.
04. Febre alta e dor de cabeça são sintomas da dengue.
05. Prenderam o ladrão.
06. Faz muito calor em minha cidade.
07. Vive-se bem no campo.
08. Perdi minha caneta.
09. Não é habitada a Lua.
10. De vez em quando Teresinha vira onça.
11. Bateram à porta.
12. A temperatura aumentou na região sul.
13. O álbum e as figurinhas estão aqui.
14. Come-se com fartura em sua casa.
15. As chuvas transformaram o deserto.
16. Eram doze horas.
17. Existirão seres vivos em outros mundos?
18. Anoiteceu.
19. Chegaram os filhos da vizinha.
20. Crê-se em Deus.

fonte : recanto das letras

Orações subordinadas substantivas 8º e 9º ano

Algumas palavras...

Queridos Alunos :











Aqui está o que vamos chamar de "nosso cantinho", um espaço para deixarmos alguns exercícios, dicas, teorias, etc.



Que vocês possam usar e abusar desse novo canal entre nós.







Estaremos sempre presentes!













































































































































Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Sandra M. Magnani e Maria Odila

gramaticando fácil